Fazendo Investimentos de Um Jeito Melhor: RBR

Muito antes da pauta ESG (Environmental, Social and Governance) se tornar um tema rotineiro entre os gestores de recursos e investidores, a RBR, desde sua fundação, possui em seu DNA premissas que refletem forma de atuar responsável diante de seus colaboradores, investidores, parceiros de negócios e demais contrapartes que a RBR se relaciona.

Comitê ESG

Apesar de deter diversos princípios comuns ao que tange fatores ESG enraizados em seu DNA, em 2020 a RBR estabeleceu um comitê dedicado ao tema, atualmente composto por 6 sócios.

A função desse comitê é coordenar os esforços de todas as áreas da empresa na pauta e sistematizar a abordagem e aplicação das iniciativas, além de atuar na implementação das iniciativas corporativas da RBR em tal temática.

1

Fundo Verde
RBR Desenvolvimento Comercial I

2

Ativos Certificados

13

Ativos em Certificação

Metas Corporativas

Considerando as evoluções mencionadas acima e a relevância que a temática ESG é tratada atualmente na RBR, o comitê ESG junto com os diferentes times estabeleceu metas corporativas e referentes às diferentes áreas de investimentos.
São metas objetivas, claras e desdobradas para todos os sócios e a maior parte dos associados considerando compromissos de curto prazo (2022) e de médio/longo prazo (2025). Abaixo elencamos algumas das metas corporativas da RBR para 2022 em diante:

1. Processo de Investimento Incorporando fatores ESG em todas as estratégias

2. Submissão ao GRESB em 2022 (RBR Properties)

3. Programa de Investimentos Sociais bem definidos: 1% do Lucro doado em 2021, 2% em 2022 chegando a 3% em 2025

4. Aumento constante e consistente da diversidade na empresa, inclusive em cargos de liderança

Investimentos Sociais RBR

A RBR entende que uma empresa possui um dever de impactar a sociedade em que está inserida positivamente e seus sócios decidiram que parcela fixa do lucro da empresa deve ser destinada a investimentos sociais relevantes, contínuos e constantes, com doações financeiras e não financeiras por parte da RBR e de seus colaboradores. Convidamos nossos parceiros e investidores a conhecerem mais sobre as entidades que atualmente fazem parte do nosso programa de investimentos sociais:

A RBR é uma das principais apoiadoras do Instituto Sol, uma instituição sem fins lucrativos que identifica jovens incríveis, estudantes do nono ano da rede pública, e oferece acesso e inclusão em uma trilha educacional transformadora a partir do ensino médio, durante o ensino superior até o primeiro ano no mercado de trabalho.

A RBR, de forma pioneira, desde dezembro/2019, passou a doar 1% da taxa de gestão recebida de um dos fundos geridos – RBR Properties, que atualmente possui patrimônio líquido superior a R$ 1 bilhão – para o instituto. Como o referido fundo possui prazo indeterminado e não é passível de resgates, a doação é perpétua, criando ótima previsibilidade para o instituto investir na sua missão. O valor é parte do montante pago à gestora e não possui nenhum impacto ao cotista. Além disso, em 2021, a RBR destinou o equivalente a 0,5% do seu lucro líquido para o Instituto Sol.

Em 2022 a RBR passou a apoiar o Colégio Mão Amiga. O Colégio Mão Amiga é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que se diferencia por ser uma escola filantrópica (com a Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social - CEBAS/Educação) que garante um ensino formal de qualidade a 660 crianças e adolescentes de baixa renda, desde a educação infantil até o ensino médio. A escola está localizada no bairro Jardim Santa Júlia, periferia da cidade de Itapecerica da Serra, a 1 Km da divisa com o município de São Paulo. Trata-se de uma região de grande vulnerabilidade social, uma vez que há pouca oferta de empregos, preponderando o mercado informal, o tráfico de drogas e a violência. Além de oferecer ensino formal de qualidade e impactar as famílias das crianças ao longo de todo o ensino (desde o ensino básico até o médio), o Colégio Mão Amiga também funciona como centro de apoio nos contraturnos e aos finais de semana para a comunidade, oferecendo atividades de cunho socioemocional.

O Instituto Rizomas nasceu em 2017, na Base Colaborativa, com o intuito de desenvolver habilidades socioemocionais de crianças e adolescentes da comunidade da Portelinha, na região do Capão Redondo. Atualmente, o Instituto oferece apoio no contraturno escolar para que os alunos possam continuar aprendendo português (inclusive para alfabetização), matemática e inglês e também envolvidos em atividades de caráter socioemocional. Além disso, a entidade realiza ações aos finais de semana com voluntários e a comunidade.

Iniciativas e certificações

Principais documentos